As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são ferramentas habilitadoras, ou seja, possibilitam a abertura para o desenvolvimento de outras ciências. Quer dizer, sem o instrumental das TICs não seria possível obter diversos avanços em alguns ramos científicos, especialmente os ligados à tecnologia, que se apóiam no uso de modelagens, algoritmos, automação, etc. Saenz & Paula¹ apresentam elementos de um novo ramo científico que vêm se desenvolvendo: é a nanociência.
Um nanômetro (nm) é uma unidade de medida correspondente a 1×10^-9 metros, ou seja, um milionésimo de milímetro. Na Nanociência, algumas propriedades clássicas da física e da química são modificadas, como:
• O magnetismo do ferro se perde;
• O ouro torna-se incapaz de liquefazer-se;
• A dureza do carbono altera-se; dentre outras.
As principais aplicações da nanociência, através da nanotecnologia, se dão nas áreas da medicina, engenharia, química, biologia, física e informática. Exemplos de aplicação da Nanotecnologia:
• Materiais biodegradáveis como o gel orgânico;
• Músculos artificiais com nanotubos, para pessoas com habilidades especiais;
• Nanocola industrial;
• Nanotubo condutor para componentes eletrônicos;
• Absorvente de luz para produção de energia limpa;
• Baterias de nanocélulas;
• Tecidos que absorvem/geram energia através de nanofibras;
• Nanopartículas bactericidas.
• Plásticos comestíveis para proteção de alimentos;
• Substâncias substituidoras do mercúrio nos garimpos.
Quanto aos riscos e perigos encontrados na aplicação da nanotecnologia, os principais são:
• Conhecimento incipiente em virtude da falta de domínio da ciência por ser muito recente e complexa e, portanto, insuficiente sobre os impactos à saúde humana e ao meio ambiente;
• Pesquisa concentrada em poucos grupos científicos, tecnológicos e militares, muitos deles em sigilo;
• Patenteamento garante a exclusividade de uso e aplicação, impedindo que outros grupos utilizem os poucos avanços já encontrados;
• Marco regulatório restrito.
Nanotecnologia é uma realidade do século XXI, e cada vez mais as sociedades vão se utilizar desse avanço científico na vida prática. No entanto, existe a necessidade de um maior desenvolvimento das pesquisas em especial no tocante aos riscos humanos e ambientais. Também é necessária a capacitação de professores do ensino básico para que possam preparar essa nova sociedade à realidade porvir.
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¹SAENZ, Tirso & PAULA, Maria Carlota de Souza. [palestra] 12 maio 2010, Brasília (Seminários Interdisciplinares, Programa de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília). Convergência científica e tecnológica: Oportunidades e desafios para a sustentabilidade.
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