Correndo Riscos


“No fundo, todos nós, seres, somos energia, temos a mesma origem e teremos o mesmo fim”
 

Até que ponto o ser humano pode controlar o destino das coisas e seres? O filme Correndo Riscos¹ apresenta como uma tentativa de ampliar o diálogo do conhecimento acadêmico com outros grupos sociais, principalmente leigos, que não se utilizam de artigos da comunidade científica. Para isso, utiliza cenas de famosos filmes de ficção científica que abordam a temática da manipulação genética, também há diversos depoimentos de acadêmicos e especialistas.

Biotecnologia é a manipulação genética de diferentes fontes, por exemplo:

•    Clonagem de animais;
•    Alimentos mais resistentes;
•    Manipulação de genes que podem causar determinada doença;
•    Manipulação de genes de certa habilidade.

O conhecimento de genes e sua manipulação produzem seres selecionados antropicamente. No entanto, as conseqüências, ou efeitos colaterais, não são conhecidos. O grande risco é a possibilidade de se construir monstros híbridos de homens e animais ou vegetais e animais, a partir de fontes de diferentes origens.

Aceitar a ciência é um ato de fé, pois assim como na religião tem suas premissas. Ela não pode ter explicação ou comprovação para tudo. A fama e o dinheiro move as pessoas numa ambição em construir super-seres ou buscar a cura para doenças, independente das conseqüências.

Não é o fato de ser utópica que uma idéia não poder ser defendida, por exemplo, a sociedade do amor, da cultura da paz, da sustentabilidade. Mesmo tendo convicção de que ela pode não ser alcançada, tê-la como objetivo leva a ações e pensamentos mais pacíficos, amorosos e ecológicos. Para isso, alguns paradigmas precisam ser rompidos, como viver bem com menos, convivendo com a diversidade e suas limitações.

__________
¹ CORRENDO RISCOS. Direção Elízio Costa. Brasília: UnB-CDS, 2009. DVD.

5 comentários:

  1. Teu site e' maravilhoso, Vera'. Me deslumbrei com essa foto da floresta quando a imagem abriu, wow !
    Forte abraco pra voce, e boa sorte.
    Humberto Mafra

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog, gosto de ler o que as pessoas estão pensando, porque gosto de escrever, quando leio aprendo, quando escrevo aprendo também. O meu pensar é muito particular, meus valores são diferentes também,talvez fora do comum.

    Sou professor de Yoga e terapeuta corporal, assim vou ensinando/aprendendo a integração do Homem com a natureza, a natureza que está dentro de cada um, porém somos crianças, faltando com respeito com a nossa natureza externa e interna,nmas ela é a mãe natureza e tem paciência demais conosco.

    Falta na humanidade também, consciência, que a luz que nos vai tirar desta escuridão, estamos errando e acertando, não tem outra maneira, eu sei, a não ser esta, tentar e tentar, mas com muita consciencia, com muito amor e deixar fluir este rio da vida, que nos levará ao grande oceano da existência.

    Parabéns irmão blogeiro continue assim, escrevendo e transformando através das palavras.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog! Coloquei o endereço do mesmo na lista de blog em no www.geografiaemperspectiva.blogspot.com
    abraço!

    ResponderExcluir
  4. A palavra "VIDA" sempre nos remete a uma idéia de "TEMPO"... Se dividirmos o "TEMPO" em "passado","presente" e "futuro", podemos afirmar que no tempo presente a humanidade está começando a se conscinetizar sobre a importãncia da sustentabilidade do planeta, inclusive para que a própria VIDA seja garantida no TEMPO FUTURO....
    Talvez estejamos em nosso PONTO DE MUTAÇÃO.. dentro do nosso processo evolutivo.... pois já é possível identifiar a ENERGIA que está envolvida neste processo...

    PARABÉNS PELO BLOG RODRIGO !
    um forte abraço,
    Rita Monteiro

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu blog Rodrigo! :D

    Ótima matéria.

    E ai, como estão as coisas na capital?

    Bjs, boa sorte!

    ResponderExcluir