Saltos da humanidade

As maiores transformações da humanidade ocorreram a partir do impacto da apropriação e transformações dos recursos da natureza. Podemos dizer que essas grandes transformações, ou saltos, da humanidade, se deram em diferentes áreas, mas refletiram todo o desenvolvimento da história humana, trazendo grandes transformações. Na economia os maiores saltos se deram com o desenvolvimento das seguintes atividades:
  • Agricultura: viabiliza o surgimento do sedentarismo;
  • Comércio: possibilita o acesso a diversidade de víveres;
  • Indústria: desenvolve uma complexidade de objetos.
Estes três grandes saltos ocorreram anacrônicamente em diferentes partes do planeta, ou seja, não podemos dizer que há uma lógica ordem de ocorrência dos fatos, pois segundo Max. Sorre¹ a condição de vida das sociedades, ou gêneros de vida, tem uma íntima relação entre o meio onde situam e as sociedades com quem mantém relações; assim, alguns grupos, devido ao seu meio e relações sociais com outros grupos, desenvolveram as diferentes áreas da economia em momentos e níveis distintos, portanto, temos uma diversidade de sociedades que não praticam todas estas áreas; quer seja pela ausência da necessidade, quer seja pelo contato com outros grupos sociais que não dominavam determinada área da economia.


A agricultura (e o pastoreio) surgiu na humanidade por volta de 7mil (a 10mil) anos atrás, em planícies férteis e bem irrigadas: na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates; na China, junto ao rio Amarelo; e nas várzeas do rio Nilo, no Egito. Essa técnica de domesticação de plantas e animais trouxe para a humanidade o sedentarismo, e com ele a possibilidade do desenvolvimento das diversas faculdades intelectuais ou manuais humanas, nas artes (música, dança, pintura, escultura, literatura...), na política (surgimento das cidades, das instituições e das civilizações), na fiolosofia, ciência e tecnologia. No entanto, para que essas faculdades pudessem ser desenvolvidas por pessoas que não praticavam a agricultura, foi necessário o surgimento do comércio e das relações trabalhistas, inclusive na forma de escravidão.


O comércio, em conjunto com a agricultura, viabilizou o surgimento de uma complexa divisão do trabalho nas sociedades, tornando possível a alimentação de diferentes grupos sociais, como a manutenção de exércitos. O comércio em sua forma mais rudimentar consistia no escambo de mercadorias e, conforme foi se tornando mais complexo surgem as moedas, que correspondiam a unidades de medida de valor para fins de troca de mercadorias, trazendo novos saltos para a humanidade, pois não havia mais necessidade de se conduzir toda a sua produção para o mercado quando necessitasse de outro bem, mas sim reduziria o volume por algumas moedas ou notas.


Quanto à indústria, podemos dizer que surge com a mecanização da manufatura dos objetos. Ou seja, objetos que levariam dias ou até meses para serem produzidos, passam a levar poucas horas. As consequencias são: o aumento do número de objetos disponíveis para comercialização, com redução de seu valor-de-troca, até que a demanda pelo objeto aumente acima da produção. O grande salto na industrialização foi o surgimento da máquina a vapor, na Inglaterra, com a chamada Revolução Industrial (sec. XVIII).


No entanto, além desses saltos na economia, a humanidade passou por diversos outros saltos, como nas comunicações, onde podemos fazer alguns destaques:
  • Surgimento da língua: possibilita a comunicação entre seres humanos através da transmissão de uma idéia;
  • Escrita: possibilita o registro de informações tornando viável a comunicação entre pessoas que não necessariamente estejam juntas no mesmo tempo ou espaço;
  • Imprensa: comunicação escrita em escala industrial;
  • Telecomunicações: mensagens, idéias e imagens transmitidas por longas distâncias;
  • Internet: um universo de informações em tempo real, em qualquer parte do globo.
As formas desenvolvidas pela humanidade para se comunicar foram cruciais para a viabilização de grandes avanços nas sociedades. A troca de informações é essencial para que uma determinada idéia se configure em algo real, ou traga a repercussão desejável, ou seja, se concretize, passando do mundo subjetivo para o objetivo.


Os diferentes tipos e desenvolvimentos dos transportes também podem ser vistos como saltos da humanidade. Pois possibilitaram o deslocamento de pessoas e objetos, aproximando distantes áreas em períodos cada vez mais curtos. Os grandes saltos nas áreas dos transportes podem ser diferenciados da seguinte maneira:
  • Domesticação de animais para o transporte;
  • Surgimento da roda, primeiras carroças;
  • Navegação;
  • Trem;
  • Automóvel;
  • Avião.
Além das áreas da economia, comunicação e transporte, o surgimento das cidades se configuram em outro grande salto da humanidade, pois nelas se dão as mais complexas relações sociais, tornando possível as mais complexas instituições, dentre elas destaca-se o surgimento do Estado.


No entanto, dar juízo de valor a estes “saltos” da humanidade, colocando que estes avanços representam uma melhoria na qualidade de vida das pessoas e ao bem-estar do planeta, pode ser um equívoco, pois não necessariamente uma sociedade que apresente todos os níveis de avanços nas áreas da economia, transporte, comunicação e urbanização, configura-se em um povo feliz, sem problemas. Muitas vezes, comunidades tradicionais que passaram por poucos “saltos” são capazes de criar um ambiente muito agradável e de boa convivência entre seus integrantes, demonstrando que os “saltos”, se vistos pelo prisma de uma sucessão de avanços da humanidade, podem nem sempre ser para a plenitude, mas também “saltos” para abismos, trazendo discórdia, desequilíbrio e até mesmo guerras.


__________
¹ SORRE, Max. (1940) Fundamentos da Geografia Humana. In MEGALE, J. F. Geografia. Ática: São Paulo, 1996.

2 comentários:

  1. Felicidade, é algo que todos querem mais nem todos buscam. Hoje o povo da cidade deixa de lado para buscar realizações, metas que nem eles mesmos sabem quem-as colocou.
    Por isso, o Caboclo do mato, Caboclo lá do Sertão é muito mais feliz em sua simples "ignorância" e privilégio de estar com Gaia.

    "Eu não troco o meu ranchinho "marradinho" de cipó / "Pruma" casa na cidade, nem que seja bangaló"

    Abraço parceiro!
    Willian

    ResponderExcluir
  2. O homo-sapiens é o mesmo independente destes saltos. No caso das sociedades indígenas os saltos não foram do ponto de vista material, pois se configurando em sociedades sem classes e sem Estado, criaram sujeitos plenos de si mesmos enquanto na "sociedade dos saltos", pra não falar salto alto, criaram a reificação do homem, que ao invés de libertá-lo para o trabalho o alienou e vem alienando. A função de todo Estado é manter o controle social e não o de libertar os seus indivíduos, que vivem mergulhados na ignorância achando que são esclarecidos. Tora Nelles!!!!

    ResponderExcluir