A importância dos mapas históricos

Os Mapas são instrumentos de comunicação geográfica, ou seja, elaborados para representar determinado espaço terrestre, suas paisagens e territórios. Os mais antigos mapas que se tem informação foram elaborados pelos sumérios, há 5.500 anos atrás em placas de porcelana. Mas antes deles, diversas pinturas rupestres já buscavam transmitir elementos de localização de locais sagrados, caminhos de caça, áreas de cultivo, etc.


Mapa histórico é todo aquele utilizado para estudos sobre o passado de determinado território. Os mais antigos mapas históricos que retratam o espaço do atual território brasileiro foram manuscritos, e, portanto, não há muitas cópias. Devido à essa singularidade e, algumas vezes, sua beleza artística, são considerados verdadeiros tesouros, e alguns deles guardados em locais espacialmente vigiados.

Os mapas são instrumentos estratégicos, portanto, de poder. É uma forma sintética de transmitir uma informação espacial. A sua produção e leitura requer um desenvolvimento técnico e tecnológico, por isso, restrito à certas instituições e pessoas. O Estado é a instituição que mais se preocupou na história em produzir e guardar estas informações cartográficas, em especial, suas organizações militares.

Em relação ao espaço do atual território brasileiro, grande parte dos mapas históricos estão guardados em arquivos no Rio de Janeiro e em Portugal. Entretanto, franceses, flamengos, batavos e outros povos também confeccionaram e guardam mapas históricos sobre nosso território.

Apesar de não ser o único meio de se obter informações geográfico-históricas, os mapas históricos estão em local privilegiado. Essa excelência se dá ao fato de que há uma certa magia e mistério, que enaltece os sentidos da descoberta.

A importância que o Arquivo Público do Distrito Federal está dedicando aos mapas históricos merece ser louvada. É uma tarefa árdua e lenta, como o próprio processo de confecção de um mapa. Portanto, parabenizo o Governo do DF por ter se despertado para esse papel essencial na busca e guarda de nosso maior patrimônio, que é a nossa história, a nossa identidade.


__________
Discurso proferido durante o lançamento da obra GOYÁZ - Guia de Cartografia Histórica, no Teatro Nacional, Brasília, 07 jul. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário