Efeito Estufa e Camada de Ozônio


Muitas pessoas se confundem e acreditam que um está relacionado ao outro, mas não é bem assim. O simples fato de estarem relacionados à Atmosfera, não significa que sejam a mesma coisa.

Na verdade, Efeito Estufa é um mecanismo natural que a Terra desenvolveu, utilizando-se da sua Atmosfera, cujos principais gases que causam este fenômeno são o carbônico ou dióxido de carbono (CO2) e metano ou gás natural (CH4), dentre outros. O Efeito Estufa consiste em impedir o retorno ao Espaço Sideral do calor emitido pelo Sol durante o dia, conservando assim, energia, para os períodos noturnos do planeta. Assim, o calor que a Terra recebe durante o dia, mantém a temperatura de certa forma elevada durante o a noite, mantendo uma amplitude térmica moderada. Planetas como Vênus e Marte, por exemplo, não possuem estes mecanismos, e podem atingir temperaturas muito elevadas durante o dia, acima de 300ºC e muito reduzidas durante a noite, menos de -150ºC.

O Efeito Estufa é um dos principais mecanismos que a Terra desenvolveu para dar condições à manutenção da vida. No entanto, a emissão desenfreada de gases (principalmente CO2 e CH4), acentuam os reflexos do Efeito Estufa, aumentando a temperatura global e, dessa maneira, modificando as condições ambientais conhecidas nos tempos de hoje através dos derretimentos das calotas polares, aumento do nível médio dos mares, estações do ano desestabilizadas, dentre outras consequências climáticas.

Por outro lado, a nossa Camada de Ozônio, é uma faixa da Atmosfera, cujo principal gás é o ozônio (O3), a principal função desta camada para o Meio Ambiente é o bloqueio dos raios Ultra-Violeta (UV) emitidos pelo Sol durante o dia. Estes raios solares podem trazer sérios danos aos seres vivos, principalmente aos humanos, como o câncer de pele.

O principal causador da eliminação progressiva da Camada de Ozônio é um gás chamado de CFC (clorofluorcarbono), presente em aparelhos de ar-condicionado, refrigeradores, e em alguns aerossóis. Este gás ao ser emitido na Atmosfera concentra-se nos polos do Planeta, e reage com o O3 existente da camada, eliminando-o e criando “buracos” que possibilitam a entrada dos raios UV.

Países próximos aos Pólos como a Austrália, Chile, Noruega e Islândia, desenvolveram políticas que evitam o contato da população com os raios solares.

Enfim, Efeito Estufa é um mecanismo atmosférico natural para manter a temperatura da Terra, e que a humanidade intensificou e agora traz sérios danos ao Planeta. E a Camada de Ozônio é uma parte da Atmosfera que protege a Terra dos raios UV do Sol, e que os seres humanos gradativamente vêm eliminando-a.


 __________

Texto originalmente publicado no blog do Greenpeace em 2007, quando o autor - Rodrigo Martins dos Santos - era um dos colunistas.

2 comentários:

  1. ңοla,
    Seguramente еs la unica ocasiߋn que hee leido el sitio
    y tengo que comentar ԛue me resulta interesante y
    creo que mme tendras con frecuencia por tu blog.
    ;)

    Si quieres leеr mas noticias ; miki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bueno que estas gustando! Sus comentários son siempre bienvenidos!

      Excluir