ANÁLISE AMBIENTAL INTEGRADA - A teoria dos Geossistemas

Artigo originalmente apresentado no PLURIS 2005 - 1.º Congresso Luso-Brasileiro para o planejamento urbano regional integrado sustentável, organizado pela Uminho (de Braga - Portugal), Unesp e USP, e que ocorreu no campus da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, em 2005.

Clique aqui para baixar o artigo de nosso banco de dados. Ou clique aqui para acessar os anais do Congresso PLURIS 2005 no repositório da Uminho, Braga, Portugal.

Clique aqui para baixar o painel que resume o artigo.


RESUMO

Apresentação da Teoria dos Geossistemas como metodologia de Análise Ambiental Integrada e sua aplicabilidade no âmbito do planejamento ambiental e gestão do território. Uma ferramenta de compreensão da dinâmica sócio-ambiental da paisagem, tendo como fundamento a identificação da inter-relação entre seus elementos (físicos, bióticos e antrópicos). Também é sinalizado o caráter transdisciplinar da pesquisa ambiental, ou seja, a importância que o pesquisador deve conceder a busca de um conhecimento holístico, diferentemente das metodologias usuais que setorizam a pesquisa ambiental em meios: físico-biótico e sócio-econômico, e que produzem simples corografias, onde cada pesquisador constrói um retalho do produto final, comumente encontradas em pesquisas ambientais multidisciplinares.


A TEORIA DOS GEOSSISTEMAS

Essa teoria “faz parte de um conjunto de tentativas ou de formulações teórico-metodológicas, surgidas em função da necessidade de lidar com os princípios de interdisciplinaridade, e síntese, com a abordagem multiescalar e com a dinâmica, fundamentalmente, incluindo-se prognoses a respeito desta última” (Rodrigues, 2001).




Baseia-se na ideia de que no Espaço Geográfico existe uma interação dinâmica entre os fatores físico-ecológicos, bióticos e antrópicos, cuja interação produz Unidades de Paisagem (+/- homogêneas), ou seja, fragmentos espaciais que apresentam certa homogeneidade, fruto da interação dos diversos fatores.


MODELOS ANALÍTICOS AMBIENTAIS INTEGRADOS

Um modelo Analítico Ambiental Integrado, obtido com através da abordagem geossistêmica, pode ser apresentado na forma de um mapa de síntese, como o mapa de Unidades de Paisagem, ou através de um modelo em perfil, o Transecto da Paisagem. O artigo e o painel apresentam alguns exemplos desse tipo de modelo. Mas como construir um modelo desses? A seguir uma proposta metodológica:



CONSIDERAÇÕES

Nenhuma teoria metodológica é capaz de exprimir a realidade do Meio Ambiente, tampouco a Teoria dos Geossistemas. Sua contribuição mais do que tentar criar um quadro ambiental da realidade, é possibilitar ao pesquisador um contato com diversos elementos do meio, onde ele deve ir buscar em outras áreas e em outros ares.

Ou seja, ao invés de se debruçar sobre um determinado fator/aspecto ambiental, o pesquisador com o uso da Teoria dos Geossistemas, procura identificar as relações entre os diversos fatores/aspectos ambientais, trazendo a possibilidade de um maior entendimento do Meio Ambiente e sua dinâmica física, biótica e antrópica.


__________
Continue lendo... acesse o artigo ou o painel:

clique aqui para baixar o artigo e ter acesso ao seu conteúdo na íntegra.

clique aqui para baixar o painel que resume o artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário