Plano Municipal de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais

PMSA


O Plano de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais – PMSA é uma exigência prevista pelo Art. 285 da Lei Municipal 16.050/14, que determina o Plano Diretor da Cidade, para ser um instrumento de planejamento e gestão das áreas prestadoras de serviços ambientais, abrangendo propriedade pública e particulares.


O que são serviços ambientais?
Serviços Ambientais são benefícios que os ecossistemas prestam à humanidade, sendo classificados em serviços de provisão, serviços de suporte, serviços de regulação e serviços culturais.
Serviços de provisão - são os bens que os ecossistemas nos fornecem diretamente, como alimentos, matéria-prima para a geração de energia, fibras, plantas ornamentais e água.
Serviços reguladores - são obtidos a partir dos processos naturais que regulam as condições ambientais, como a purificação do ar, a regulação do clima e o controle de erosão.
Serviços de suporte - são os processos naturais necessários para que os outros serviços existam, como a ciclagem de nutrientes, a formação de solos, a polinização e a dispersão de sementes realizadas por espécies de biodiversidade.
Serviços culturais - estão relacionados com os benefícios educacionais, de recreação e lazer.
Qual é o objetivo do PMSA?
O principal mecanismo previsto no PMSA é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
Trata-se de um mecanismo de apoio financeiro, econômico ou tributário a proprietários e possuidores de imóveis no município de São Paulo que mantêm, restabelecem ou recuperem os ecossistemas e seus serviços ambientais.


Baixe aqui a publicação do PMSA - Plano Municipal de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais em alta qualidade, a partir de nossa base de dados.



Ou confira aqui a publicação em baixa resolução, diretamente do site da SVMA.

Se preferir, também pode ver este vídeo sobre o PMSA que foi elaborado pela SVMA com valiosas informações sobre os Serviços Ambientais.
Confira, ainda, o Relatório do GTI (Grupo de Trabalho Intersecretarial) criado pela Portaria SGM 238/19, que deu origem a publicação do PMSA.

O Plano foi aprovado pela Resolução CADES 202/2019, após recomendação do Parecer da Comissão Especial do CADES para o Acompanhamento da Elaboração do PMSA.

_______________
Material técnico que contou com a coordenação técnica de Rodrigo Martins dos Santos quando ocupava cargo de Diretor da Divisão de Patrimônio Ambiental da SVMAPor ser material de caráter público não sigiloso, sua divulgação é garantida pela Lei 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação).

Parque Municipal Nascentes do Ribeirão Colônia

Material técnico que contou com participação de Rodrigo Martins dos Santos quando ocupava cargo de Supervisor de Patrimônio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (COPLAN) da SVMAPor ser material de caráter público não sigiloso, sua divulgação é garantida pela Lei 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação).

Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo

Material técnico que contou com participação de Rodrigo Martins dos Santos quando ocupava cargo de Assistente Técnico da Seção Técnica de Unidades de Conservação da SVMAPor ser material de caráter público não sigiloso, sua divulgação é garantida pela Lei 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação).

Parques Naturais Municipais no Entorno do Rodoanel

Material técnico que contou com participação de Rodrigo Martins dos Santos quando ocupava cargo de Assistente Técnico da Seção de Unidades de Conservação da SVMAPor ser material de caráter público não sigiloso, sua divulgação é garantida pela Lei 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação).


Parque Natural Municipal da Cratera de Colônia

Material técnico que contou com participação de Rodrigo Martins dos Santos quando ocupava cargo de Assistente Técnico da Seção Técnica de Unidades de Conservação da SVMAPor ser material de caráter público não sigiloso, sua divulgação é garantida pela Lei 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação).


A reprodução de pequenos agricultores no espaço metropolizado paulistano

uma análise da porção sul do município de São Paulo
Mestrado em Geografia Humana - USP
Evandro Noro Fernandes


A consultoria para essa pesquisa de mestrado, realizada em 2007, consistiu na produção dos seguintes mapas e levantamento de dados referentes à confecção deles:



Para ter acesso à dissertação na qual estão inseridos os referido mapas, acesse aqui.

A reprodução das formas de apropriação produtiva da terra pelo trabalho familiar a sudoeste da capital paulistana

Relação cidade-campo no contexto da urbanização de SP
Mestrado em Geografia Humana - USP
Giancarlo Livman Frabetti

A consultoria para essa pesquisa de mestrado, realizada em 2008, consistiu na produção dos seguintes mapas e levantamento de dados referentes à confecção deles:

Para ter acesso à dissertação na qual estão inseridos os referidos mapas, acesse aqui.

Sobreposição de unidades de conservação

uma alternativa para o alcance de maior eficiência na proteção da biodiversidade
Mestrado em Direito - UniCEUB
Marcia Maria Macedo Franco


A consultoria para essa pesquisa de doutorado, realizada em 2014, consistiu na produção dos seguintes mapas e levantamento de dados referentes à confecção deles:

Para ter acesso à dissertação na qual estão inseridos os referido mapas, acesse aqui.

Na trilha dos Timbira

sustentabilidade e territorialidade Krahô
Doutorado em Desenvolvimento Sustentável - UnB
Renata Oliveira Costa 


A consultoria para essa pesquisa de doutorado, realizada em 2012, consistiu na produção do seguinte mapa e levantamento de dados referentes à sua confecção:


Para ter acesso à tese na qual está inserido o referido mapa, acesse aqui.

Exposição Permanente aTerra

Museu Catavento

Realização da exposição permanente inaugurada em 26 de março de 2009, no Palácio das Indústrias, no Parque D. Pedro, em São Paulo, onde foi instalado o Museu Catavento, conjunto de instalações de caráter científico e tecnológico com fim educacional destinado à visitação do público em geral e do público escolar, em particular.



A exposição tem o cunho de ilustrar o tema de forma lúdica e didática, propiciando uma interação com a estrutura fictícia do Planeja TERRA, no andar térreo, após a exposição do Universo, numa área de aproximadamente 180 m(cento e oitenta metros quadrados).


  
O trabalho realizado pelo geógrafo Rodrigo Martins dos Santos consistiu na CURADORIA do espaço denominado aTerra. 

Segue o detalhamento das atividades realizadas pelo referido geógrafo como CURADOR responsável:
  1. Projeto conceitual – pesquisa bibliográfica, de videos e de imagens de baixa resolução, seleção de conteúdo, definição de temas  para o roteiro. Levantamento concomitantemente sobre a autoria, proprietário dos direitos e formas de utilização da informação ou produto
  2. Redação dos temas elencados para a execução de painéis, label deck, peças expositivas, maquetes, áudio-visuais
  3. Acompanhamento e supervisão da realização das peças, orientando a equipe de confecção para a adequação da proposta.
  4. Orientação sumária do material exposto à equipe educativa por no máximo duas horas, com sucinto material de apoio. 

A seguir, acesse parte do material confeccionado pela curadoria do setor aTerra do Museu Catavento:

Ministério do Meio Ambiente - MMA


Entre 05 de junho de 2009 e 04 de junho de 2014 o geógrafo Rodrigo Martins dos Santos prestou serviços no Ministério do Meio Ambiente em Brasília atuando no cargo de Especialista - nível V (superior com pós-graduação e experiência na área ambiental), da área de Geografia, subárea de Agrimensura.


Durante esses cinco anos, trabalhou quatro no Cadastro Nacional de Florestas Públicas do Serviço Florestal Brasileiro, e um no Departamento de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidade e Florestas.


A seguir, consulte parte do material técnico que contou com a participação do referido geógrafo: